Entendendo os 8 Tipos de Demanda de Mercado

TEORIAS

4/10/20242 min read

O Que é Demanda de Mercado?

Demanda de mercado é o volume total que pode ser comprado por um conjunto de consumidores específicos. Esse conceito está intimamente ligado ao ambiente de marketing, pois envolve diversos fatores geográficos, econômicos, socioculturais e outros que influenciam o comportamento do consumidor.

Os 8 Tipos de Demanda

1. Demanda Negativa

A demanda negativa ocorre quando uma parte significativa do mercado não gosta ou evita aquilo que você vende. Um exemplo seria a rejeição das pessoas em relação a tomar vacinas ou ir ao dentista.

Para corrigir uma demanda negativa, é necessário focar os esforços de marketing na conversão desses consumidores, buscando mudar sua percepção e atraí-los para o seu produto ou serviço.

2. Demanda Inexistente

Nesse caso, as pessoas simplesmente não conhecem ou não estão interessadas no que você oferece. Um exemplo seria um novo método revolucionário para cutucar a orelha - algo que a maioria das pessoas nem saberia que existe.

Para lidar com a demanda inexistente, é preciso focar os esforços de marketing em criar desejo e interesse nas pessoas, estimulando-as a conhecer e experimentar o seu produto ou serviço.

3. Demanda Latente

A demanda latente surge quando existe um grupo de pessoas com necessidades que não podem ser satisfeitas pelos produtos disponíveis no mercado. Um exemplo seria um cigarro que oferecesse a mesma satisfação de um cigarro normal, mas sem os riscos à saúde.

Nesse caso, a solução é desenvolver e criar um produto capaz de atender a essa demanda latente.

4. Demanda em Declínio

Quando os clientes começam a comprar menos de um determinado produto ou serviço, caracteriza-se a demanda em declínio. Um exemplo seria o consumo de refrigerantes, que vem diminuindo à medida que as pessoas se tornam mais conscientes sobre uma vida saudável.

Para combater a demanda em declínio, é necessário focar os esforços de marketing, especialmente na comunicação, a fim de revitalizar o valor, o sentimento e a sensação que as pessoas tinham em relação ao produto.

5. Demanda Irregular

A demanda irregular é aquela que varia de acordo com fatores sazonais, como mês, semana ou horário do dia. Um exemplo típico é o consumo de sorvete, que aumenta muito nos dias quentes e diminui nos dias frios.

Para lidar com a demanda irregular, é preciso repensar as estratégias de modo a sincronizar a oferta com os períodos de maior e menor movimento.

6. Demanda Plena

A demanda plena ocorre quando o consumidor compra tudo o que é colocado no mercado, como acontece com os diferentes modelos de smartphones disponíveis atualmente.

Nesse caso, é necessário focar os esforços de marketing na manutenção do mercado, buscando atender os clientes com qualidade e estar atento a possíveis mudanças na demanda.

7. Demanda Excessiva

A demanda excessiva acontece quando há mais pessoas interessadas em comprar do que produtos disponíveis, como no caso de ingressos para grandes shows e eventos.

Para lidar com a demanda excessiva, é preciso trabalhar o de marketing, ou seja, reduzir essa demanda, por exemplo, aumentando o preço ou criando obstáculos à venda.

8. Demanda Indesejada

A demanda indesejada é aquela que traz consequências indesejadas para a sociedade, como a compra de armas de fogo.

Nesse caso, os esforços de marketing devem ser focados em eliminar essa demanda, usando mensagens que coloquem medo nas pessoas, reduzindo a disponibilidade desses produtos ou aumentando o seu preço.

Conclusão

Entender os diferentes tipos de demanda de mercado é fundamental para que as empresas possam desenvolver estratégias eficazes de marketing e atender às necessidades dos consumidores de forma mais assertiva. Cada tipo de demanda requer uma abordagem específica, e é importante que os profissionais de marketing estejam atentos a essas classificações para tomar as melhores decisões.

Artigos Relacionados